100-Potencial alelopático da parte aérea de Vernonia consensata Baker (Asteraceae): bioensaios em laboratório
Palavras-chave:
aleloquímicos, crescimento, germinação, herbicidas naturaisResumo
A bioatividade do extrato bruto, frações (hexânica, acetato de etila e etanol-água) e do composto isolado (lupeol) da parte aérea de V. consensata foram avaliadas em bioensaios de germinação e crescimento de alface e cebola, em laboratório. Os resultados revelaram redução na germinação e inibição do crescimento de alface e cebola. Nos bioensaios de crescimento, verificou-se que a fração acetato de etila e o lupeol apresentaram os maiores efeitos inibitórios no crescimento da raiz e hipocótilo e massa seca. Esses resultados sugerem que a fração acetato de etila e o lupeol apresentam propriedades de herbicidas naturais, que poderão ser usados como moléculas modelo para estudo de herbicidas potenciais para o controle de dicotiledôneas e monocotiledôneas. Porém são necessários testes com esses compostos em casa de vegetação e em campo.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).