098-Efeito alelopático de plantas de cobertura na germinação de sementes de alface
Palavras-chave:
Alelopatia, Avena sativa, azevémResumo
O objetivo foi verificar o efeito alelopático de aveia, azevém, Bachiaria brizantha e feijão-guandu na germinação de alface. Extratos aquosos foram preparados por infusão em água em ebulição e aferidos para concentração de 5%. Como controle utilizou-se água, resultando em 5 tratamentos, com 5 repetições. Foram utilizadas 20 sementes por placa de Petri, mantidas sob fotoperíodo de 12°C a 25°C. Contagens diárias ocorreram durante 10 dias, iniciando 24 horas após a montagem do ensaio. Calculou-se o índice de velocidade de germinação (IVG) e germinabilidade. Os extratos proporcionaram redução no IVG, sendo que a germinabilidade foi reduzida apenas no uso do extrato de aveia. Os extratos proporcionaram redução na germinação nos primeiros dias, com efeito alelopático para a alface.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).