072-Práticas milenares indígenas e a fertilidade de solos no Pantanal
Palavras-chave:
fósforo, solos arqueológicos, geoarqueologia, sítios arqueológicos.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a concentração de fósforo no sítio arqueológico MS-CP-61 localizado no Pantanal (Mato Grosso do Sul, Brasil). As análises de granulometria, pH e concentração de matéria orgânica e fósforo total foram realizadas em 237 amostras na superfície do sítio (0-10cm) e em 31 amostras de referência. Os dados demonstram um enriquecimento excepcional em fósforo em áreas com evidência de atividade pré-colonial (elevadas concentrações de artefatos cerâmicos, sepultamentos, conchas, ossos e carvão). Esses solos são diferenciados dos solos vizinhos por apresentarem cor escura, altos valores de pH e elevadas concentrações de matéria orgânica e fósforo. Comparação com amostras de referência da cultura contemporânea e níveis de background (fontes primárias de fósforo locais) permite inferir que a principal incorporação de fósforo se deu como produto de atividades indígenas pré-coloniais (dieta, confecção de artefatos, sepultamentos e grande período de ocupação).Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).