092-Uso do solo na microbacia da Sanga Gaúcha, Município de Pato Bragado, PR
Palavras-chave:
microbacia hidrográfica, adequação ambiental, manejo do solo, uso do solo.Resumo
O trabalho teve por objetivos avaliar o uso do solo na microbacia Sanga Gaúcha; situada no Município de Pato Bragado, PR, composta por uma amostra de 66 propriedades com o intuito de diagnosticar os principais usos de solo e os passivos ambientais, como ausência de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se a metodologia proposta pelo Programa Cultivando Água Boa, desenvolvido pela Itaipu Binacional. Diagnosticou-se que o uso de solo predominante é a Agricultura que ocupa 72,67% do total da microbacia. As áreas de pastagem representam 11,38%. As áreas de Preservação Permanente (APP) ocupam 2,45%, que representam aproximadamente 18 ha. Já as áreas de Reserva Legal (RL) representam 9,10%. Para a adequação ambiental das propriedades, segundo a legislação vigente, é necessária a implantação de aproximadamente 17 ha de APP e 79 ha de RL. O trabalho pretende contribuir no planejamento socioambiental da microbacia.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).