090-Produção de capim-elefante em vertissolo sob diferentes doses de efluentes de fossa séptica biodigestora
Palavras-chave:
resíduos orgânicos, saneamento rural, forragemResumo
Objetivou-se com a execução deste trabalho avaliar a produção de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schumach cv. Botucatu) em Vertissolo sob diferentes doses de efluentes produzidos em fossa séptica biodigestora instalada em região de águas salobras. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa Pantanal, situada em Corumbá, Mato Grosso do Sul, entre agosto de 2009 e março de 2010. Foi avaliado o efeito de quatro doses de efluentes e duas épocas de corte sobre as produções de matéria seca de folhas (F), de hastes (H) e total (F+H), a participação dessas frações na massa seca total (F% e H%) e a relação F/H. A fertirrigação realizada com o efluente líquido da fossa séptica biodigestora resultou em maior produção de matéria seca do capim-elefante nas duas épocas avaliadas. Todavia, os resultados indicam que o uso contínuo das duas maiores doses de efluentes resultam em menor desenvolvimento de folhas em relação às hastes, o que é indesejável, pois pode reduzir o valor nutritivo da planta para uso como forrageira.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).