087-Impactos da adequação ambiental de propriedades rurais na microbacia rio Itá, Município de Quatro Pontes, PR
Palavras-chave:
planejamento sustentável, reserva legal, área de preservação permanente.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades rurais, na microbacia do Rio Itá, no município de Quatro Pontes, Paraná, a fim de quantificar o impacto da adequação ambiental, nas áreas de agricultura e pastagem das propriedades. Foi realizado o levantamento a campo dos dados cadastrais, uso do solo e georreferenciamento das propriedades. Os dados foram processados para elaboração dos mapas cartográficos. Através dos mapas foi quantificada a redução que a adequação ambiental provocará nas áreas de cultivo. Foi observada a necessidade de implantação de aproximadamente 255 ha de florestas para recuperação das áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, o que resultará em uma supressão de aproximadamente 158 ha de agricultura e 97 ha de pastagem. Diante desta realidade encontrada, o trabalho deve contribuir através do debate sobre a importância de discutir uma nova racionalidade no planejamento rural que equilibre os aspectos sociais, ambientais e econômicos.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).