065-Supressão de plantas espontâneas com adubação verde de primavera/verão em agroecossistema sob bases ecológicas, em Dourados, MS
Palavras-chave:
plantas infestantes, adubos verdes, levantamento fitossociológico, sistemas agroecológicos, mucuna-cinza.Resumo
O trabalho foi conduzido com o objetivo de determinar os efeitos de diferentes adubos verdes sobre a comunidade infestante em um sistema sob bases ecológicas, localizado em Dourados, MS. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso e quatro repetições, sendo os tratamentos constituídos por milheto, feijão-de-porco, crotalária-júncea, feijão-guandu, sorgo-forrageiro, mucuna-cinza, crotalária consorciada com milheto, mistura de adubos verdes e pousio (testemunha). O levantamento fitossociológico da comunidade infestante foi realizado após 112 dias da emergência das espécies utilizadas como adubação verde. A espécie que se destacou foi a mucuna-cinza, com a melhor supressão de plantas infestantes, apresentando-se como uma alternativa viável principalmente para sistemas agroecológicos.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).