081-Biomassa microbiana em cultivos de milho associados a diferentes coberturas vegetais
Palavras-chave:
adubo verde, atividade microbiana, qualidade do solo.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito dos resíduos de espécies de adubo verdes em cultivos de milho, sobre a biomassa microbiana do solo e índices derivados. O estudo foi conduzido em área sob transição agroecológica, num Latossolo Vermelho Distroférrico típico. Diversas espécies de cobertura foram cultivadas previamente ao milho, como: sorgo-forrageiro (Sorghum bicolor), milheto (Pennisetum glaucum), guandu (Cajanus cajan L. Millsp), mucuna-preta (Mucuna aterrina), mucuna-cinza (Mucuna pruriens), feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), crotalária (Crotalaria juncea), consórcio crotalária/milheto e sistema com mistura de adubos verdes. Foram incluídos no experimento um sistema com vegetação espontânea (pousio) e uma área de vegetação nativa (mata em regeneração), como referencial da condição original do solo. A vegetação nativa apresentou maior valor de carbono da biomassa microbiana do solo (C-BMS) e atividade microbiana. O sistema cultivado previamente com guandu apresentou os maiores valores de quociente metabólico, sendo superior ao sistema com vegetação nativa e aos sistemas com cultivos prévios da mistura de adubos verdes, sorgo-forrageiro, milheto e feijão-de-porco. Em geral, os adubos verdes influenciaram de modo semelhante a BMS e índices derivados.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).