079-Banco de sementes: autonomia para o pequeno produtor do sudoeste goiano
Palavras-chave:
agricultura familiar, sementes crioulas, alimentos, assentamento.Resumo
O projeto “Diversificação, manutenção e gerenciamento de um banco de sementes crioulas como estratégia de ampliação da produção de alimentos e de biodiesel pelos agricultores familiares do sudeste Goiás”, tem como objetivo geral cooperar com o reforço da agricultura familiar a partir da reprodução de variedades crioulas do milho, em comunidades rurais de agricultura familiar, do sudoeste de Goiás. E assim contribuir com a autonomia do agricultor frente ao mercado agrícola. O projeto está sendo desenvolvido no Assentamento Santa Rita no município de Jataí, GO. As variedades crioulas adquiridas pelo NEAF, por meio de trocas e doação de instituições e bancos de sementes já consolidados no país, está sendo testadas em campo, dentro da universidade pelos bolsistas do projeto, para se determinar as mais importantes características agronômicas destas, que posteriormente serão repassadas para os agricultores.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).