058-Produção e distribuição de massa de diferentes espécies consorciadas com a cultura do pinhão-manso
Palavras-chave:
Jatropha curcas L., consórcio, produção de massa, espécies forrageirasResumo
A sustentabilidade dos agrossistemas é diretamente influenciada pela forma de manejo dos solos e das culturas. Diante deste contexto o trabalho teve como objetivo avaliar a produção e distribuição de massa seca (MS) de plantas forrageiras e de cobertura, em consórcio com pinhão-manso. O experimento foi conduzido no Município de Dourados, MS. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema de parcelas subsubdivididas, sendo sete tratamentos (espécies), dois sistemas de cultivo (solteiro e consorciado), sete avaliações no tempo e com quatro repetições. No sistema de cultivo consorciado, braquiária-ruziziensis, braquiária-ruziziensis + estilosantes-campo-grande e massai produziram alta quantidade de MS, atingindo produção na avaliação de outubro de 7,16; 6,11 e 8,32 Mg ha-1, respectivamente. Recomenda-se a produção de MS nas entrelinhas do pinhão-manso com as espécies forrageiras e de cobertura estudadas. A Massai foi a espécie que melhor se adaptou ao consórcio.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).