077-Avaliação fitossociológica do estrato herbáceo-subarbustivo de áreas úmidas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
Palavras-chave:
vereda, campo úmido, cerrado, herbácea.Resumo
O objetivo do trabalho foi comparar a composição fitossociológica do estrato herbáceo-subarbustivo de três áreas úmidas da APA Guariroba, município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A avaliação fitossociológica foi realizada em agosto de 2007 e foram instaladas 30 parcelas de 0,50 m2 distribuídas em três áreas: Área 1 - Vereda, Área 2 - Campo Úmido e Área 3 - Campo Periodicamente Inundável. Foram calculados: freqüência relativa, valor de importância, Índice de Similaridade de Shannon e Índice de Sørensen. No levantamento florístico foram registradas 30 famílias, 61 gêneros e 76 espécies. O Índice de Shannon indicou maior diversidade na Área 3 (2,55), o que sugere um maior nível de perturbação. O Índice de Sørensen indicou maior similaridade entre as Áreas 1 e 2 (28%), provavelmente devido a esses dois ambientes serem permanentemente úmidos, diferentemente da Área 3, que neste período encontrou-se seco e dominado por espécies características de ambiente livre de inundação.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).