106 - Curso de implantação de horta agroecológica na Aldeia Guató, no Município de Corumbá, MS
Palavras-chave:
extensão, capacitação, produção agroecológicaResumo
Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do país. São mais de 60 mil pessoas distribuídas nas 68 aldeias espalhadas por todo estado. O grande desafio para toda a sociedade sul-mato-grossense é a busca por alternativas de um desenvolvimento sustentável, a esta população, historicamente renegada as políticas publicas desenvolvimentistas. Dentro deste cenário o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, cria em abril de 2008, o Programa Aldeia Produtiva, cujo lema é Produção Sustentável em Terras Indígenas. Dentro destas ações esta a capacitação de agricultores indígenas. Atendendo um desejo e vocação local a AGRAER organiza e executa um curso de Implantação de Horta Agroecológica, na Aldeia Guató em Corumbá, MS. O curso teve como metodologia o PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. Com este modelo de produção abrirá a possibilidade de segurança alimentar e geração de renda a esta comunidade.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).