076-Avaliação da nodulação e eficiência simbiótica em feijão-caupi inoculado com rizóbios nativos de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
fixação biológica de nitrogênio, inoculante, Bradyrhizobium, Vigna unguiculata.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a nodulação e eficiência simbiótica de isolados de rizóbio inoculados em caupi, nativos de solos de Mato Grosso do Sul. As avaliações foram desenvolvidas sob condições de casa de vegetação, utilizando-se como substrato uma mistura de areia e vermiculita (1:1, v:v) esterilizadas. Avaliaram-se a eficiência de 50 isolados de rizóbio nativos, sendo comparados com as estirpes UFLA 03-84, BR 3267 e BR 3262, recomendadas para a produção de inoculantes comerciais no país. Além dessas estirpes, dois outros tratamentos foram utilizados: um controle, sem inoculação e sem adição de N mineral, e um segundo controle, sem inoculação, mas suprido com N mineral (ureia). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três repetições. Isolados de rizóbios, como CPAO 12.2, CPAO 68.2, CPAO 19.22, CPAO 27.3, CPAO 19.28, CPAO 19.6 e CPAO 26.2, demonstraram grande potencial para a produção de inoculantes mais eficazes para a cultura do feijão-caupi no País.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).