046-Estrutura da vegetação arbórea em um sistema agroflorestal no Município de Itaquiraí, MS, Brasil
Palavras-chave:
florística, fitossociologia, espécies arbóreasResumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar a estrutura e o desenvolvimento da vegetação arbórea de um Sistema Agroflorestal (SAF) implantado em Itaquiraí, MS. O SAF analisado foi implantado em 15 linhas em nível, numa área de 0,5 ha, em 2008. Foram avaliados os parâmetros usuais da fitossociologia. Foram amostradas 32 espécies distribuídas em 15 famílias. O índice de diversidade de Shannon (H’) foi de 3.07, refletindo uma alta diversidade florística, sendo comprovado pelo índice de Equabilidade (J’) 0,886, que indicou heterogeneidade entre espécies nas linhas. Algumas espécies arbóreas apresentaram um valor de importância significativo e consequentemente poderão ser indicadas como espécies promissoras na implantação de Sistemas Agroflorestais no Território do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).