044-Efeitos do extrato de própolis sobre a qualidade sanitária e fisiológica
Palavras-chave:
teste de germinação, controle biológico, grãos armazenados.Resumo
O presente trabalho objetivou verificar a eficiência da própolis sobre a inibição de patógenos que acometem o tegumento de sementes do feijoeiro, determinando ainda a influência da própolis sobre a qualidade fisiológica das sementes. Foram realizados dois experimentos. No experimento I avaliou-se a qualidade sanitária através do teste de sanidade, compreendendo 12 tratamentos providos de 4 concentrações de própolis e 2 testemunhas uma positiva e outra negativa em dois períodos de embebição (30 e 60 minutos). No experimento II foi avaliado o efeito dos mesmos tratamentos alternativos sobre a qualidade fisiológica da germinação. A própolis mostrou-se eficaz no controle de alguns patógenos que acometem as sementes de feijão.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).