029-Atividade fungistática “in vitro” de extratos etanólicos sobre
Palavras-chave:
controle alternativo de fitopatógenos, Anonna sp., Armoracea rusticana, Luffa cylindrica.Resumo
Muitos são os fitopatógenos que atacam a cultura do tomate, dentre os mais expressivos estão: Alternaria solani e Fusarium oxysporum. Como alternativa ao uso de agroquímicos, o objetivo deste trabalho foi testar a ação “in vitro” do extrato etanólico de quaresmeira (Anonna sp), crem (Armoracea rusticana) e bucha-vegetal (Luffa cylindrica), sobre esses fungos fitopatogênicos. As plantas permaneceram em vidro âmbar, na proporção de 60 g da planta para 200ml de etanol P.A. por 15 dias. Após, o líquido foi filtrado e rotaevaporado para obtenção do extrato bruto. Para avaliação da atividade fungistática avaliou-se três concentrações dos extratos: 2 mg.mL-1, 4 mg.mL-1 e 6 mg.mL-1. Dois discos de 4 mm de ágar colonizados pelo fungo foram transferidos para a placa contendo o extrato e incubadas a 28°C por 72 horas, tendo como controle meio BDA. O extrato que obteve o maior resultado foi o extrato de quaresmeira, inibindo 79,34% na concentração 6 mg.mL. Todos os extratos inibiram parcialmente os fungos.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).