041-Efeito de urina-de-vaca na fertilização de mudas de chicória
Palavras-chave:
Cichorium endivia, adubação, efeito estimulanteResumo
O objetivo foi avaliar o efeito de doses crescentes de urina-de-vaca como fertilizante de muda de chicória lisa cv. Coração Cheio. O ensaio foi conduzido em bandejas de 288 células com quatro repetições. Os tratamentos consistiram nas dosagens de urina-de-vaca (0,25; 0,50; 1,00; 2,00; 3,00 e 6,00%) e nas testemunhas água e fertilizante comercial. As aplicações foram realizadas aos 14, 21 e 26 dias após a emergência, e aos 28 foram avaliadas quanto estabilidade de torrão, comprimento de parte aérea, número de folhas e volume radicular, além de massa seca de raízes e total. As dosagens 3,0 e 6,0% mostraram-se fitotoxicas. Para comprimento de parte aérea, estabilidade de torrão, volume radicular e massa seca total a fertilização convencional foi superior ao uso de urina de vaca. Para número de folhas e massa seca de raiz a dosagem de 2,00 e 0,50%, respectivamente, igualaram-se ao uso de adubação comercial. O uso de urina-de-vaca resultou em mudas de qualidade inferior comparado à adubação comercial.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).