038-Desempenho de adubos verdes e o efeito no milho em sucessão,
Palavras-chave:
Zea mays, adubação verde, leguminosas, produtividade do milho.Resumo
O trabalho foi desenvolvido no ano agrícola 2007/2008, em Dourados, MS, com o objetivo de avaliar o desempenho de adubos verdes de primavera-verão e os efeitos destes no milho cultivado em sucessão. Os tratamentos foram: feijão-de-porco, feijão-bravo-do-ceará, mucuna-preta, feijão-guandu, crotalária, sorgo-forrageiro, milheto, consórcio entre crotalária e milheto, mistura de adubos verdes e plantas espontâneas (testemunha). O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados e quatro repetições. O milho foi semeado logo após o corte dos adubos verdes. Os resultados obtidos mostraram que as plantas de cobertura produziram elevadas quantidades de massa, com maior destaque para a mistura de adubos verdes, crotalária e sorgo-forrageiro em monocultivo. Enquanto o maior acúmulo de N na parte aérea das plantas foi obtido pela mistura de adubos verdes. O uso de leguminosas em monocultivo e consórcios de leguminosas com gramíneas, proporcionaram maior rendimento de grãos ao milho cultivado em sucessão.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).