035-Composição bromatológica da Brachiaria brizantha cv. Piatã, Tifton 85 e guandu Super N em cultivo solteiro, consorciado ou com utilização de adubação nitrogenada
Palavras-chave:
FDN, FDA, lignina, celulose e hemicelulose.Resumo
O experimento teve com objetivo estudar a composição nutricional da forragem produzida pela Brachiaria brizantha cv. Piatã e do capim Tifton 85 em associação com o feijão guandu (Cajanus cajan cv. Super N). O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 7 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos consistiram da leguminosa feijão guandu solteira; Piatã ou Tifton 85 em cultivo solteiro sem aplicação de nitrogênio; com aplicação de 50 kg.ha(-1) de nitrogênio após cada corte e com associação ao feijão guandu. Os valores de PB não diferiram entre aplicação ou não de nitrogênio e também não diferiram entre a tifton 85 e a piatã ficando ao redor de 10,04%. O guandu apresentou teores mais elevados de PB. Os teores de FDN das gramíneas em associação com guandu foram inferiores em relação aos demais tratamentos. Os teores de FDA variaram de 42,22% a 47,85% nos 3 cortes. Os valores de hemicelulose foram inferiores na piatã. Os teores de celulose variaram de 20% a 40% da MS e a lignina no feijão guandu foi mais elevada. A associação das gramíneas Piatã e Tifton 85 com a leguminosa Feijão Guandu promoveu incremento no valor nutricional destas gramíneas.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).