026-Utilização potencial de dejetos suínos na produção de compostagem orgânica no assentamento Santa Rita, Jataí, GO
Palavras-chave:
adubação, resíduo, suinocultura.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a potencialidade do uso de resíduos da suinocultura praticada por famílias do assentamento Santa Rita, no município de Jataí - GO, na produção de compostagem, promovendo assim uma estratégia de integração da produção com a preservação do ambiente. Foram entrevistadas 10 famílias, sendo que destas, 08 tem criação de suínos. Foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas, por meio das quais foi possível obter dados da quantidade de suínos, de resíduos por unidade, finalidade dos resíduos, atividades desenvolvida nos lotes, alimentação dos suínos, assistência técnica rural e técnicas de tratamento dos resíduos existentes. Foi observada uma quantidade considerável de dejetos suínos sendo depositados de forma inadequada no solo, causando vários danos ao ambiente. Vislumbra-se que o aproveitamento destes resíduos na elaboração de compostagem pode vir a ser uma opção para a nutrição das plantas e redução de gastos com insumos químicos, além de minimizar a contaminação do ambiente circundante.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).