019-Educação do campo e os movimentos sociais: experiências entre o institucional e o instituinte mediadas pela agroecologia, docentes da UFRRJ e grupos de agroecologia e reforma agrária
Palavras-chave:
formação, construção social, agricultura sustentável.Resumo
Este trabalho contempla a temática sobre questões socioculturais e políticas educacionais contemporâneas, que vêm sendo focalizadas nos estudos e práticas sobre instituições, diversidade cultural e identidades no âmbito de programas em andamento na UFRRJ e os Movimentos sociais, baseados na agroecologia no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um ensaio onde os autores tecem relações entre os novos conceitos de educação do campo, pedagogia da alternância, agroecologia como conceitos estratégicos ora engendrados no seio de projetos em andamento não só na UFRRJ, mas também em outras instituições que se articulam pelas demandas dos movimentos sociais. A hipótese norteadora é que a agroecologia se constrói como prática social, consolidada na relação entre os instituintes e o institucional e a realidade, portanto, não sendo vista como conhecimento uniformizado para todas as comunidades. Apesar dos sujeitos institucionais buscarem consolidar uma ciência em bases de uma agricultura sustentável, há de se considerar que a agroecologia é resultado das identidades e da territorialidade dos sujeitos em seus processos de ocupação da terra e a cultura (cosmovisão).Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).