002 - Desenvolvendo oficinas por meio de práticas agroecológicas
Palavras-chave:
agroecologia, agricultura familiar, hortas, transição, sistemas agroecológicosResumo
O presente trabalho analisa as práticas dos agricultores familiares do Município de Jupi, agreste meridional do Estado de Pernambuco, Brasil, e apoia os processos de transição da agricultura por meio de práticas agroecológicas, através de oficinas temáticas com metodologia participativa. Os temas abordados nestas oficinas têm a finalidade de dar suporte teórico-prático à adoção de práticas agroecológicas para estes agricultores. Como resultados parciais foram realizadas duas oficinas, sendo a primeira realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jupi, a qual tratou de explicar como se constrói um sistema agroecológico produtivo, e a segunda que se realizou em uma propriedade rural no município, onde foram ensinadas práticas de cultivo e técnicas alternativas para o plantio de um canteiro de hortaliças. Nessa oficina foi feita a semeadura de hortaliças seguindo o princípio da alternância de 15 dias na semeadura de cada canteiro.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).