A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS ESTADUAIS DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stéphane Guéneau Eric Sabourin Julianna Colonna Guilherme de Freitas Ewald Strauch Marc Piraux Claire Lamine Mario Lucio de Ávila Paulo Niederle Flaviane de Carvalho Canavesi Edson Diogo Tavares William Santos de Assis Yamira Rodrigues de Souza Barbosa Claudia Job Schmitt

Resumo

O artigo apresenta elementos de síntese transversal e comparativa de uma pesquisa que tratou dos processos de construção de Políticas Estaduais de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPOs) em onze estados do Brasil e na cidade de São Paulo. A metodologia aplicou, por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas com atores e gestores, uma matriz comum de análise dos elementos da ação pública. Os principais resultados mostram uma mobilização dos movimentos sociais de promoção da agroecologia e de aliados nos poderes públicos estaduais em paralelo ao desmantelamento de diversas políticas nacionais, como a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), somado a um quadro de incertezas após as últimas eleições.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GUÉNEAU, Stéphane et al. A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS ESTADUAIS DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 15, june 2019. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/22957>. Acesso em: 17 sep. 2019. doi: https://doi.org/10.33240/rba.v14i2.22957.
Seção
Artigos

Referências

análise da ação pública, políticas públicas, agroecologia, Brasil