JUVENTUDE E AGROECOLOGIA: PASSOS FIRMES DA RESISTÊNCIA CAMPONESA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo Ribeiro Araújo Alexandre Eduardo Araújo Ana Maria de Sousa Trindade Roberval Manoel Silva Rayana Vanessa Alves Silva Maria do Céu Silva Batista de Santana Katarine Santana Maria Gabriela Galdino David Max Antunes

Resumo

Essa narrativa aborda a temática juventude e agroecologia, foi fruto do processo de sistematização de
experiências desencadeado no Território Agroecológico da Borborema-PB, por iniciativa da Associação
Brasileira de Agroecologia (ABA). O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia de
Bananeiras-PB, sistematizou sua experiência para contribuir com a reflexão das experiências locais
protagonizadas pelas juventudes envolvidas com a transição agroecológica. O processo começou com
oficinas de sensibilização e vários encontros que culminaram com esta narrativa. O Núcleo, contribuiu
com o trabalho em rede, da qual participa várias instituições e fortaleceu as organizações do Território. A
articulação interinstitucional é protagonizada pelo movimento sindical dos agricultores familiares,
assessoria técnica e universidades. As ações são inspiradas na Educação Popular e fortalecem as
juventudes do campo. A ação educativa é multidimensional em manejo de agroecossistemas
sustentáveis

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ARAÚJO, Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo Ribeiro et al. JUVENTUDE E AGROECOLOGIA: PASSOS FIRMES DA RESISTÊNCIA CAMPONESA. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 13, n. 1, july 2018. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/22471>. Acesso em: 26 oct. 2021.
Seção
Artigos

Referências

ARAUJO, Albertina Maria Ribeiro Brito de. Educação do campo – campos de disputas: Um estudo de caso nas comunidades rurais de Ribeiro, Lagedo e Gameleira – Alagoa Nova/PB. 2014 (Tese de Doutorado) – Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, 185p.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. n. 19. Universidade de Barcelona, Espanha. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística, 2002.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa na educação. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Orelha e apresentação por Ana Maria Araújo Freire. Prefácio de Edna Castro de Oliveira. São Paulo: ANCA/MST, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

MECA. http://mecaufpb.blogspot.com.br/2010/05/estatuto-do-meca-ufpb.html. Aces2017sado em 20 de julho de 2017.