AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DO NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (GWATÁ)

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Murilo Mendonça Oliveira Souza Dagmar Olmo Talga, Sra. Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento Janiel Divino Souza Adriane Martins Botelho Joyce Almeida Borges Eduardo Bonfim Oliveira Gleida Gutielle da Silva Melo Robson Sousa Moraes Fábio José Silva

Resumo

A Agroecologia tem se fortalecido como proposta paradigmática para o campo. É resultado da luta de
camponeses, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Nos últimos anos outras organizações
têm contribuído na discussão e fortalecimento da Agroecologia. Movimentos sociais, Organizações não
governamentais, Instituições de ensino, tem se juntado na construção da Agroecologia. Nesse contexto
os Núcleos de Agroecologia vêm desenvolvendo suas atividades. O desafio dos Núcleos, entre os quais se
inclui o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (GWATÁ), tem sido a sistematização das
experiências e ações levadas a cabo. O objetivo deste texto, nesse sentido, é de apresentar experiências
deste coletivo, sistematizadas a partir de diferentes caminhos metodológicos. Entre as principais
experiências sistematizadas, destacamos o apoio à luta pela terra, os processos educativos e a
comunicação na Agroecologia. Esperamos contribuir com o debate agroecológico a partir destas
reflexões.

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Como Citar
SOUZA, Murilo Mendonça Oliveira et al. AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DO NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (GWATÁ). Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 13, n. 1, june 2018. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/22464>. Acesso em: 26 oct. 2021.
Seção
Artigos

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