CONECTANDO EXPERIÊNCIAS AGROECOLÓGICAS NO TERRITÓRIO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nayara Pasqualotto Marielen Priscila Kaufmann Mauricio Machado Sena Pedro Rubin Marquezini José Geraldo Wizniewsky

Resumo

O Núcleo de Estudos em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Prof. José Antônio Costabeber da Universidade Federal de Santa Maria (NEA-UFSM) vem atuando desde 2012 na promoção da Agroecologia no Território Central do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Dentre as atividades desenvolvidas pelo NEA-UFSM está o monitoramento da sustentabilidade de oito agroecossistemas em transição agroecológica e, em meio a esse, foram realizadas as sistematizações das experiências dessas famílias, as quais possibilitaram a compreensão das dinâmicas sociais, ambientais e econômicas presentes em cada agroecossistema. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar as sistematizações de experiências agroecológicas desenvolvidas pelo NEA-UFSM em conjunto com um grupo de agricultores e técnicos atuantes na região. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a qual possibilitou a compreensão das dinâmicas presentes na transição agroecológica no território em questão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PASQUALOTTO, Nayara et al. CONECTANDO EXPERIÊNCIAS AGROECOLÓGICAS NO TERRITÓRIO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 13, n. 1, jan. 2018. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/22457>. Acesso em: 20 july 2018.
Seção
Artigos

Referências

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HARTMANN, L. ‘Revelando’ Histórias: os usos do audiovisual na pesquisa com narradores da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Campos, 5(2):65-86, 2004.

MASERA, O.; ASTIER, M.; LOPEZ-RIDAURA, S. Sustentabilidad y manejo de recursos naturales: el marco de evoluación MESMIS. México: Mundi-Prensa, 1999.

PASQUALOTTO, N. Avaliação da Sustentabilidade em Agroecossistemas Hortícolas, com Base de Produção na Agroecologia e na Agricultura Familiar, na Microrregião de Pato Branco – PR. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco 2013.

SILVA, B. R. Grupo de Agroecologia Terra Sul: 15 anos construindo o conhecimento agroecológico. 2015. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Agronomia). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

VERONA, L. A. F. Avaliação de sustentabilidade em agroecossistemas de base familiar e em transição agroecológica na região sul do Rio Grande do Sul. Tese (Tese de Doutorado)-Pelotas: UFPel, 2008.