CONSTRUINDO A PERMACULTURA NA ACADEMIA BRASILEIRA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arthur Schmidt Nanni Arno Blankensteyn Renata Palandri Sigolo Soraya Nór Marcelo Venturi

Resumo

Esta narrativa conta a história de cinco anos e meio de construção da permacultura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma), o que culminou na articulação de uma rede brasileira de núcleos de permacultura ligados às universidades. A sistematização adotada pelo NEPerma, conduzida por servidores, professores, técnicos e acadêmicos da UFSC buscou refletir e fortalecer sobre a experiência do Núcleo como um local livre ao pensamento sistêmico na universidade. O Núcleo favoreceu a troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento por meio de ações de ensino, pesquisa-ação e extensão, que objetivam criar uma nova proposta de aprendizagem a partir da permacultura que leve a formação plena das pessoas. A caminhada de construção dessa nova ciência (permacultura), que já conta com mais de 40 anos, carece ainda da sensibilização e compreensão de grande parte dos atores da academia e, certamente, de uma nova lógica de formação e ensino para atender às emergentes demandas da sociedade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NANNI, Arthur Schmidt et al. CONSTRUINDO A PERMACULTURA NA ACADEMIA BRASILEIRA. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 13, n. 1, may 2018. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/22439>. Acesso em: 16 oct. 2018.
Seção
Artigos

Referências

AHOOFAFILM. Seeds of Permaculture. YouTube, 02/01/2014. Disponível em: Acesso em: 30/07/2017.
CORRÊA, C. H.; VENTURI, M.; NANNI, A. S. O ensino de permacultura presencial e a distância: uma perspectiva de planejamento. No Prelo.
COUTO, I. Permacultura e ecofeminismo: Dialogando sobre práticas e possibilidades. Em desenvolvimento.
ECOOVILAS.COM. Permacultura - culturas permanentes. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2017.
FABRIN, G. A. O processo de territorialização de práticas agroecológicas no Bosque do CFH: entre ação direta e luta institucional. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Florianópolis, SC, 2017. 81p. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2017.
GLIESSMAN, S. R. Field and laboratory investigations in agroecology. CRC Press, 2007. 302p.
HOLMGREN, D. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. / David Holmgren; tradução Luzia Araújo. – Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. 416p.
LabURB UFSC. Semeando Cultura no Jardim - LabUrb UFSC. YouTube, 18/11/2016. Disponível em: Acesso em: 01/08/2017.
LÓPEZ-RIDAURA, S.; MASERA, O.; ASTIER, M. Evaluando la sostenibilidad de los sistemas agrícolas integrados: el marco Mesmis. Boletín de Ileia. Abril, 2001. p. 25-27.
NEPERMA UFSC. La voz del viento - A voz do vento. Mosaic Project e Grain Guerilla Film. YouTube, 20/06/2016. Disponível em Acesso em 30/07/2017.
PAITER, L.L.; SANTOS, L.; VENTURI, M.; NANNI, A.S. Avaliação da qualidade de vida em unidades produtivas rurais planejadas pela permacultura com base na metodologia MESMIS. No prelo.
PERMACULTURA UFSC. Disponível em: Acesso em 20/07/2017.
SANTOS L. A permacultura como dispositivo de ressignificação do espaço geográfico. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Florianópolis, SC, 2014. 73p. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2017.
VENTURI, M.; BLANKENSTEYN, A.; PAITER, L.; CORREA, C.; SANTOS, L. dos; NANNI, A.S.. Terra permanente: produzindo alimentos com a floresta atlântica. Relato de experiência técnica, Tema gerador: Construção do conhecimento agroecológico. In: VI CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA e X CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA. Brasília, DF. Associação Brasileira de Agroecologia, 2017.
VIEBRANTZ, P. B. “A permacultura como estratégia de educação ambiental formal: potencialidades e limitações“. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Florianópolis, SC, 2016. 109p. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2017.