NEA “ARANDU”: EMPODERAMENTO JOVEM INTEGRANDO MEMÓRIA, SABEDORIA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lusinério Prezotti Kátia Silene Zortea Paola Maia Lo Sardo João Eduardo Tombi Ávila Paula Alberti Bonadiman Millena Monteiro dos Santos João Luis Frizzera Junior Eduardo France Oza Francisco Braz Daleprane João Nacir Colombo Francyne Machado da Silva Humberto Vieira Lucas Junior Renato Bonneze Gomes Antonio Carlos Borsoi Neto Márcia Elias Seif Mykeli Lorrayne Mattedi João Vitor Zuffelato Ester Chiabai Alves Marilia Dias Flor Ribeiro Mykaela Bruna Mattedi Paulo Henrique Dionizio Luiz Silvia Barbosa do Carmo Kênia Barbosa do Carmo Eloisio de Oliveira Martins Wemerson Chimelo Ballester Aline Araújo Vago Daniele Steiner Schimildt Gabryele Silva Ramos Nayane Lopes de Araujo Pereira Thamires Cordeiro Soares Mariana Zandomênico Mangeiro José Ribeiro Coutinho

Resumo

A sistematização de experiências permitiu a construção de uma visão ampliada e crítica da importância
estratégica do NEA Arandu, no contexto em que está inserido. Alguns instrumentos metodológicos
foram singulares na construção das reflexões da identidade Arandu, tais como a Instalação Artísticopedagógica;
o Rio do Tempo, a Matriz de Sistematização; e a Rosa dos Ventos. A sistematização
possibilitou, também, uma avaliação em relação à trajetória de atuação do Arandu, expondo
potencialidades e fragilidades. Ficou evidenciado que o Arandu cumpre uma função agregadora e
potencializadora das ações que fortalecem a tríade agroecológica da ciência, movimento e prática. O
seu papel (trans)formador cresce em importância por envolver principalmente um público jovem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PREZOTTI, Lusinério et al. NEA “ARANDU”: EMPODERAMENTO JOVEM INTEGRANDO MEMÓRIA, SABEDORIA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 13, n. 1, june 2018. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/22436>. Acesso em: 26 oct. 2021.
Seção
Artigos

Referências

ANA - Articulação Nacional de Agroecologia. Oficina sobre Sementes Crioulas e Políticas Públicas. Brasília: Relatório ANA, 2012. 35 p. Disponível em: < http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2012/10/Relato-Oficina-ANA-Sementes-BSB-set20121.pdf >. Acesso em: 13 ago. 2017.

BARROS, E.P., ARAÚJO, A. Agroecologia e transdisciplinaridade: considerações acerca da crítica agroecológica ao enfoque técnicocientífico da Revolução Verde. Ciências Sociais em Perspectiva, v.15, n. 28, p. 83-95, 2016.

CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: MDA/SAF, 2009. 30 p.

CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A. Análise Multidimensional da sustentabilidade: uma proposta metodológica a partir da Agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.3, p. 70-85. 2002.

CASTRO, A. Caminha dos privilégios. São Paulo: GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra, 2016. Disponível em: < https://www.geledes.org.br/caminhada-do-privilegio>. Acesso em: 13 ago. 2017.

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, n.24, p.40-52, 2003.

FALKEMBACH, E.M.F. Sistematização: juntando cacos, construindo vitrais. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ, [s.d.]. 10 p. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/ pluginfile.php/3139554/mod_resource/content/1/Juntando%20cacos%2C%20construindo%20vitrais%20-%20Elza%20Maria%20Fonseca.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2017.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 184 p.

LOPES, F.; BOTÃO, I.C.; FÉLIX, J.; VIEIRA.N. (Orgs.). Gêneros: Adolescentes e jovens para a educação entre pares – saúde e prevenção nas escolas. Brasília: Ministério da Saúde. Série Manuais, nº 69. 1.ed. 2010. 64 p. Disponível em http://www.unfpa.org.br/Arquivos/guia_generos.pdf> Acesso em: 13 ago. 2017.

MILANEZI, M.H.; SANTOS, A.; PREZOTTI, L.; ROSADO, T.L. A prática do ensino integrado na perspectiva da transdisciplinaridade: uma proposta inicial para integração de conteúdos. Revista RETA, v. 10, n. 13, p. 23-37, 2016.

PREZOTTI, L. Núcleo de Desenvolvimento Agroecológico – NDA: experiência de construção do conhecimento agroecológico no ensino médio integrado em agropecuária do Ifes campus Santa Teresa - ES. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2017.

PREZOTTI, L.; VAGO, A.A.; DAMACENO, A.B.; FIORENTINI, B.; VAGO, C.L.; SCHIMILDT, D.S.; MARTINS, E.O.; OLIVEIRA, G.D.; RAMOS, G.S.; CARMO, K.B.; ZANETTI, L.M.; OLIVEIRA, L.H.G; ARAUJO, N.L.; LUIZ, P.H.D.; SOUZA, R.C.; SOARES, T.C. Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA: experiência de construção do conhecimento agroecológico no Ifes campus Santa Teresa – ES. In.: Oliveira, M.L. (org.). Relatos de experiências em Manejo Agroecológico. Colatina: IFES, 2012. p. 48-53.
SCHMITT, C.J. Encurtando o caminho entre a produção e o consumo de alimentos. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, v.8, n.3, p. 4-8, 2011.
ZORTHÊA, K.S.; OZA, E.F.; FRIZZERA JÚNIOR, J.L.; SANTOS, M.M.; PREZOTTI, L.; BONADIMAN, P.A. Inclusão em movimento: uma parceria IFES e Associação Pestalozzi de Santa Teresa/ES. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2017.