Fatores relacionados à adoção de práticas de manejo em sistemas agroflorestais sucessionais na região Norte de Mato Grosso
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As agroflorestas são consideradas uma das mais completas formas de ocupação do solo devido, principalmente, ao potencial de conciliar produção de alimentos e preservação da biodiversidade. Entretanto, ainda existem grandes lacunas no conhecimento para o fortalecimento desta técnica, especialmente tratando-se de agroflorestas sucessionais e com alta diversidade de espécies. A presente pesquisa procurou identificar, por meio de entrevistas, os fatores relacionados à adoção de práticas de manejo de agroflorestas em um grupo de 50 agricultores no município de Nova Guarita, MT. Todos começaram a plantar agrofloresta a partir de 2010. Os resultados indicam que a adoção das práticas de manejo relacionou-se principalmente aos objetivos do plantio, além de questões ligadas aos valores e experiências anteriores dos agricultores com sistemas diversificados de produção. As condições concretas existentes nas propriedades, com relação à mão de obra, comercialização de produtos e capacitação também se relacionaram ao manejo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
GOULART, Isabele Cristine Garcia et al.
Fatores relacionados à adoção de práticas de manejo em sistemas agroflorestais sucessionais na região Norte de Mato Grosso.
Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 3, sep. 2016.
ISSN 1980-9735.
Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/16361>. Acesso em: 16 jan. 2021.
Palavras-chave
sistemas agroflorestais, agricultura familiar, manejo, recuperação ambiental
Seção
Artigos
Aviso de Copyright
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.