Cadeia produtiva do óleo de gueroba (Syagrus oleracea): geração de renda para agricultores familiares e promoção da agrobiodiversidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jaqueline Evangelista Dias Lourdes Cardozo Laureano Lin Chau Ming

Resumo

O óleo de amêndoas de gueroba (Syagrus oleracea Becc.), inédito no mercado brasileiro, possui propriedades cosméticas e medicinais, com potencial para o desenvolvimento de novos produtos oriundos da sociobiodiversidade do Cerrado. A cadeia produtiva do óleo, implementada no município de Buriti de Goiás (GO), através da iniciativa de uma rede socioambiental, tem como objetivo revitalizar a importância cultural, econômica e ambiental da espécie, através da sinergia entre agrobiodiversidade e geração de renda para agricultores familiares. O presente estudo, através de pesquisa etnobotânica, levantou conhecimentos sobre os usos tradicionais da palmeira, suas funções ecológicas, sistemas tradicionais de cultivo, técnicas de coleta e processamento dos frutos e estratégias adotadas pelo empreendimento comunitário para agregar valor e comercializar o óleo de gueroba.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DIAS, Jaqueline Evangelista; LAUREANO, Lourdes Cardozo; MING, Lin Chau. Cadeia produtiva do óleo de gueroba (Syagrus oleracea): geração de renda para agricultores familiares e promoção da agrobiodiversidade.. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 9, n. 1, apr. 2014. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/13432>. Acesso em: 21 oct. 2019.
Palavras-chave
óleo vegetal, cadeia produtiva, sociobiodiversidade, agrobiodiversidade, gueroba
Seção
Artigos