Avaliação interdisciplinar de um sistema de captação de água de chuva construído através de processo participativo com agricultores familiares paulistas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Túlio Caio Binotti Rubismar Stolf Manoel Baltasar Baptista da Costa Sandra Regina Ceccato Antonini

Resumo

Sistemas de captação de água de chuva são frequentemente utilizados no semi árido rural brasileiro, porém em outras regiões rurais brasileiras são ainda pouco usados, mesmo com toda problemática envolvendo os recursos hídricos. Este trabalho é fruto de uma pesquisa ação que teve como objetivo avaliar um sistema de captação de água de chuva construído em processo participativo com os agricultores em um assentamento do Programa de Reforma Agrária paulista. Para verificar a viabilidade e sustentabilidade do sistema construído, foi analisada a qualidade da água da cisterna, a utilização e percepção dos agricultores quanto ao sistema e o retorno de seu investimento. Os resultados obtidos demonstram que houve empoderamento dos agricultores sobre o sistema de captação de água de chuva construído, obteve-se qualidade da água adequada ao uso que os produtores destinaram para o recurso e retorno de investimento de um ano. O sistema de captação de água de chuva construído é viável para a comunidade, apresentando níveis de sustentabilidade nos aspectos ambientais, sociais e econômicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BINOTTI, Túlio Caio et al. Avaliação interdisciplinar de um sistema de captação de água de chuva construído através de processo participativo com agricultores familiares paulistas. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 1, apr. 2013. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/12830>. Acesso em: 23 oct. 2019.
Palavras-chave
sistemas de captação de água de chuva, agricultura familiar, viabilidade, processo de construção participativa
Seção
Artigos