Metodologia multicritério de apoio à decisão para avaliar sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lírio José Reichert Mario Conill Gomes José Ernani Schwengeber

Resumo

A crescente demanda por batata (Solanun tuberosum L.) e outras hortaliças cultivadas organicamente, representa uma importante oportunidade para alcançar mercados diferenciados e, ao mesmo tempo um desafio para os produtores. Os agricultores, ainda carecem de informações tecnológicas e mercadológicas para a obtenção de índices técnicos e econômicos satisfatórios. Por estes e outros motivos, em geral, a produção de batata no sistema orgânico é menor em comparação com a obtida no sistema convencional, devido à cultura estar sujeita a inúmeros fatores que poderão reduzir a produtividade. O estudo teve por objetivo avaliar sistemas de produção de batata orgânica, desenvolvidos por agricultores familiares na região sul do Rio Grande do Sul, tendo o município de São Lourenço do Sul como base das informações técnicas e organizacionais. Os agricultores relataram as principais dificuldades tecnológicas e as potencialidades que o sistema oferece. De uma maneira geral, pode-se perceber que os agricultores prezam pela produção de uma batata de qualidade, com boa aparência e tamanho e, procuram minimizar os riscos inerentes ao processo de produção de batata orgânica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
REICHERT, Lírio José; GOMES, Mario Conill; SCHWENGEBER, José Ernani. Metodologia multicritério de apoio à decisão para avaliar sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 1, apr. 2013. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/12829>. Acesso em: 23 oct. 2019.
Palavras-chave
batata ecológica, Solanum tuberosum, agricultura familiar, mapa cognitivo, critérios
Seção
Artigos