Sustentabilidade ambiental de um sistema agroflorestal com bracatinga (Mimosa scabrella Bent.) através da analise emergética

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria da Penha Moreira Gonçalves Antonio Rioyei Higa Ivan Crespo Silva Luciana Duque Silva Rafael Kuster Oliveira

Resumo

O sistema agroflorestal (SAF) com bracatinga (Mimosa scabrella Bent.) constitui-se em alternativa de renda e manutenção da qualidade ambiental, contribuindo para a fixação do homem no campo. A análise emergética permite a avaliação ambiental de um sistema sendo levadas em consideração todas às contribuições da natureza na sua construção. O presente estudo objetivou avaliar o desempenho ambiental de um SAF com bracatinga através do método de análise emergética. O SAF foi formado pela espécie florestal bracatinga e pelas espécies agrícolas milho e abóbora. O estudo demonstrou que os recursos naturais renováveis exercem grande participação nos fluxos emergéticos do sistema, configurando ser o maior contribuidor energético na construção do SAF de bracatinga. Dentro dos recursos da economia, a mão-de-obra familiar foi o serviço mais demandante pelo SAF, mostrando ser esse um sistema eficaz na fixação do homem no campo. O SAF com bracatinga nas condições estudadas pode ser caracterizado como sustentável em médio prazo, mas fazem-se necessários ajustes no seu atual modelo produtivo para que possa adquirir sustentabilidade em longo prazo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GONÇALVES, Maria da Penha Moreira et al. Sustentabilidade ambiental de um sistema agroflorestal com bracatinga (Mimosa scabrella Bent.) através da analise emergética. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 8, n. 1, apr. 2013. ISSN 1980-9735. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/10054>. Acesso em: 07 dec. 2019.
Palavras-chave
Sistema de produção, recursos naturais, avaliação ambiental
Seção
Artigos