Ferramentas Metodológicas na Construção e Fortalecimento de Projetos Agroecológicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

FABIANA DO NASCIMENTO SANTOS ALEXANDRE EDUARDO DE ARAÚJO ALBERTINA MARIA RIBEIRO BRITO DE ARAÚJO JOSÉ SALES ALVES WANDERLEY JÚNIOR ANA MARIA TRINDADE DE SOUSA VIEIRA DANIELLE MARCOS SANTANA

Resumo

A construção de projetos agroecológicos com jovens agricultores é um desafio para as instituições de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que estratégias de envolvimento são necessárias para que eles se apropriem da proposta e levem para as comunidades. O objetivo do trabalho foi construir projetos agroecológicos através de metodologias participativas. O trabalho foi desenvolvido no CCHSA/UFPB/Campus II – Bananeiras – PB, com a participação de 25 jovens agricultores. As ferramentas de DRP utilizadas foram: a “FOFA” e o PEPP. De início foi trabalhada a “FOFA” voltada para as comunidades representadas, depois a priorização de problemas e por fim o PEPP. Para cada problema priorizado foi construída uma proposta de projeto. O instrumento metodológico conhecido por “FOFA”, é possível identificar problemas e apontar soluções. O PEPP norteia a construção de projetos agroecológicos, com isso os jovens, são capazes de identificar e tentar solucionar alguns problemas em suas comunidades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DO NASCIMENTO SANTOS, FABIANA et al. Ferramentas Metodológicas na Construção e Fortalecimento de Projetos Agroecológicos. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 4, n. 1, dec. 2009. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/4522>. Acesso em: 15 jan. 2021.
Seção
9. VI CBA e II CLAA - Construção do Conhecimento