A agroecologia no currículo do ensino médio: a experiência da Aitiara Escola do Campo, e seu entorno educativo no Bairro Demétria em Botucatu, SP

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernando Silveira Franco Pablo Rodrigues Sanine Samuel Rosa de Carvalho Pedro Jovchlevich Andrea D'Angelo Lazzarin

Resumo





O presente projeto teve por objetivo de oferecer aos estudantes do Décimo Primeiro ano da Escola Aitiara, uma atividade pedagógica complementar, em forma de oficinas teórico-práticas abordando temas de Agroecologia e da Agricultura Biodinâmica. Foi usado um programa composto de conteúdos que pudessem propiciar a reflexão de temas ligados à produção de alimentos e seus impactos socioambientais globais e locais. Também debates usando metodologias participativas com temas como feminismo, reforma agrária, políticas públicas e suas relações com a agroecologia. A partir disso, apontar propostas alternativas de sistemas de produção de base ecológica que foram trazidas com princípios teóricos e praticadas pela vivência, implantação e manejo de um Sistema Agroflorestal Biodinâmico, na área rural da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e realização práticas de manejo em áreas de produção agrícola biodinâmica certificada na região da escola, compondo assim um entorno educativo para os jovens.





##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FRANCO, Fernando Silveira et al. A agroecologia no currículo do ensino médio: a experiência da Aitiara Escola do Campo, e seu entorno educativo no Bairro Demétria em Botucatu, SP. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, aug. 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22416>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos