Metodologias participativas na extensão rural agroecológica: reflexões da experiência vivenciada junto aos estudantes de cursos técnicos em agropecuária no Semiárido Nordestino

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Cristiane Moraes Marinho Moisés Félix de Carvalho Neto Helder Ribeiro Freitas Lucas Ricardo Souza Almeida Railander de Oliveira Queiroz Souza

Resumo




Este texto pretende apresentar e discutir a experiência da formação intitulada “Metodologias Participativas na Extensão Rural Agroecológica: Fundamentos e Práticas”, realizada no mês de maio de 2016 com estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária da Escola Família Agrícola de Sobradinho/BA (EFAS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão PE - campus Ouricuri. Entre outras coisas, pretendeu-se, por meio desta formação, promover a construção de conhecimentos para a atuação em processos de intervenção sociotécnica de caráter participativo e dialógico no âmbito das políticas públicas de promoção da agroecologia para a convivência com o Semiárido. A experiência levantou a importância da articulação entre diferentes sujeitos e instituições sociais na promoção do conhecimento agroecológico, a necessidade de interações para autoconhecimento destes e a importância de ações como esta para a superação de limitações postas à educação formal.




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Como Citar
MARINHO, Cristiane Moraes et al. Metodologias participativas na extensão rural agroecológica: reflexões da experiência vivenciada junto aos estudantes de cursos técnicos em agropecuária no Semiárido Nordestino. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22392>. Acesso em: 20 july 2018.
Seção
Artigos