Análise e monitoramento de agroecossistemas em assentamentos rurais: experiências pedagógicas no curso de agronomia com ênfase em agroecologia - UFSCAR/PRONERA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante a disciplina de Gestão e Planejamento de Agroecossistemas, oferecida no último módulo do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia (UFSCar/PRONERA), com enfoque teórico em Agroecologia, processos educativos vinculados aos territórios locais, diagnóstico, avaliação e monitoramento das unidades produtivas camponesas dos assentamentos rurais e seu entorno. No Tempo Escola do curso privilegiaram-se os estudos e aprofundamentos bibliográficos, experimentações de campo realizadas no próprio campus da UFSCar e em um agroecossistema biodiverso. Dentre as principais atividades destacaram a construção e/ou adaptação participativa de indicadores de sustentabilidade e parâmetros de avaliação, elaborados por todos os educandos (as) do curso. As abordagens teóricas e práticas durante o Tempo Escola possibilitaram aos educandos (as) desenvolveram um excelente trabalho de diagnóstico participativo em suas comunidades.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).