Análise e monitoramento de agroecossistemas em assentamentos rurais: experiências pedagógicas no curso de agronomia com ênfase em agroecologia - UFSCAR/PRONERA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulo Rogério Lopes Fernando Silveira Franco Marcelo Nivert Schlindwein Geralda Rosa Silva Keila Cássia Santos Araújo

Resumo




O artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante a disciplina de Gestão e Planejamento de Agroecossistemas, oferecida no último módulo do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia (UFSCar/PRONERA), com enfoque teórico em Agroecologia, processos educativos vinculados aos territórios locais, diagnóstico, avaliação e monitoramento das unidades produtivas camponesas dos assentamentos rurais e seu entorno. No Tempo Escola do curso privilegiaram-se os estudos e aprofundamentos bibliográficos, experimentações de campo realizadas no próprio campus da UFSCar e em um agroecossistema biodiverso. Dentre as principais atividades destacaram a construção e/ou adaptação participativa de indicadores de sustentabilidade e parâmetros de avaliação, elaborados por todos os educandos (as) do curso. As abordagens teóricas e práticas durante o Tempo Escola possibilitaram aos educandos (as) desenvolveram um excelente trabalho de diagnóstico participativo em suas comunidades.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LOPES, Paulo Rogério et al. Análise e monitoramento de agroecossistemas em assentamentos rurais: experiências pedagógicas no curso de agronomia com ênfase em agroecologia - UFSCAR/PRONERA. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22387>. Acesso em: 21 may 2018.
Seção
Artigos