A construção coletiva de um processo de formação em agroecologia a partir do Projeto Profissional do/a Jovem (PPJ) na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, Território Baixo São Francisco, Sergipe
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo tem como objetivo relatar o processo inicial de construção de uma capacitação em agroecologia com o envolvimento dos alunos, professores/monitores da EFAL, movimentos sociais, pesquisadores da Embrapa, técnicos de ONGs e da própria Associação desta Escola Família Agrícola, tendo o Projeto Profissional do(a) Jovem (PPJ) como tema gerador deste processo. Para tanto, busca-se a reflexão sobre o processo de estruturação dos PPJs como uma estratégia metodológica para o envolvimento dos parceiros na realidade da instituição e para a identificação de conteúdos que possam compor a proposta de formação. Assim, a estratégia de fortalecimento da experiência dos PPJs com a valorização do protagonismo dos/as jovens evidencia que esta deverá ser a tônica da formação em agroecologia. Esta percepção será imprescindível por parte de todos os atores e parceiros da EFAL envolvidos nesta construção, fortalecendo as diversas expressões da agroecologia no Território do Baixo São Francisco.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).