Da memória oral ao audiovisual: os saberes agroecológicos salvaguardados pelas lentes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Na tentativa de análise da experiência de registro e utilização do audiovisual como instrumento de comunicação durante as Caravanas Agroecológicas e Culturais, do Projeto Comboio Agroecológico do Sudeste, este trabalho apresenta alguns aspectos de potencial do audiovisual como um recurso comunicativo e educacional. A integração entre imagem em movimento e som potencializam a construção e compartilhamento do conhecimento agroecológico. E, além de representar uma contribuição com a resistência e reprodução dos saberes populares tradicionais, assume-se como ferramenta de registro material e propagação da memória e de saberes transmitidos tradicionalmente de forma oral.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
MACHADO, Rodrigo de Avelar; DE VIOLA, Paolo Marti G. P.; LOPES, Leandro de Souza.
Da memória oral ao audiovisual: os saberes agroecológicos salvaguardados pelas lentes.
Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017.
ISSN 2236-7934.
Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22382>. Acesso em: 18 jan. 2021.
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).