Inclusão em movimento: uma parceria IFES e Associação Pestalozzi de Santa Teresa/ES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kátia Silene Zorthêa Eduardo France Oza João Luis Frizzera Jr. Millena Monteiro dos Santos Lusinério Prezotti Paula Alberti Bonadinan

Resumo




Objetivou-se elaborar, por meio de oficinas e ações de interação entre usuários da Associação Pestalozzi de Santa Teresa, o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-ARANDU) e alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes campus Santa Teresa, atividades de promoção da educação inclusiva, considerando o desafio de transformar a escola num espaço de convivência, cooperação e acolhimento à diversidade. As oficinas abordaram aspectos e práticas relacionados à vida no solo, utilizando como ferramentas pedagógicas teatros, fantoches, paródias entre outros, culminando na construção de um viveiro de mudas da mata atlântica, onde os usuários compreenderam a importância do solo vivo para a reabilitação de áreas degradadas. A metodologia se mostrou eficiente, pois possibilitou a compreensão de todo o processo, ampliando o conhecimento sobre os Princípios e Diretrizes da Educação em Agroecologia, integrados às dimensões da sustentabilidade agroecológica.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ZORTHÊA, Kátia Silene et al. Inclusão em movimento: uma parceria IFES e Associação Pestalozzi de Santa Teresa/ES. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22378>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos