Processos educativos para o ensino e a extensão rural agroecológica: aprendizados com a Rede Maniva de Agroecologia -REMA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Katell Uguen Márcio Arthur de Oliveira Menezes Fábio Bassini Suzyane Bindá da Silva Jussara Góes da Fonseca

Resumo




O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Amazonas (NEA) vinculado à Universidade Estadual do Amazonas (UEA) tem como objetivo apoiar a consolidação da Rede Maniva de Agroecologia (REMA) que desenvolve ações agroecológicas integradas no Estado do Amazonas. O NEA atuou de maneira integrada com agricultores familiares, extensionistas, estudantes, professores e consumidores. Com estudantes, foram realizadas vivências, pesquisas e extensão em áreas rurais. As ações do NEA resultaram na consolidação da REMA e contribuiu com o fortalecimento da Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas (APOAM), com o credenciamento de novas Organização de Controle Social (OCS) para venda direta. Com a criação de um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade orgânica, denominado OPAC Maniva, que certifica produtos orgânicos para comercialização em geral, as ações extensionistas e educativas se multiplicaram com foco nas trocas de experiência e construção de conhecimento.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
UGUEN, Katell et al. Processos educativos para o ensino e a extensão rural agroecológica: aprendizados com a Rede Maniva de Agroecologia -REMA. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22376>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos