Horta comunitária de base agroecológica: uma experiência prática de educação ambiental, segurança alimentar e participação social

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nathan Pereira Dourado Naiara Aparecida Franco

Resumo




Este projeto de extensão foi realizado por meio da construção da horta comunitária agroecológica, contribuindo para a produção de alimentos saudáveis para população carente e, ao mesmo tempo, para a promoção da Educação ambiental e da Segurança Alimentar e Nutricional junto à comunidade do bairro Santa Clara, em Alfenas-MG. Partindo do pressuposto de que as ações de sustentabilidade devem passar pelo envolvimento da comunidade, pensou-se nas hortas comunitárias como um espaço de convivência e integração, no qual vários conceitos e atitudes sobre sustentabilidade e segurança alimentar são exercidos na prática, recriando a paisagem e realizando novas funções sociais no espaço que antes estava em desuso. A partir dessa concepção, propõe-se a Horta Comunitária como um espaço educador sustentável e de interação dialógica. Este trabalho apresenta os resultados e perspectivas futuras para o projeto, pautado nas diretrizes e princípios da Educação em Agroecologia propostos pelo I SNEA.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DOURADO, Nathan Pereira; FRANCO, Naiara Aparecida. Horta comunitária de base agroecológica: uma experiência prática de educação ambiental, segurança alimentar e participação social. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22370>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos