A horta comunitária como instrumento pedagógico para a segurança alimentar e nutricional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renata Bravin de Assis Pinto Larissa Aparecida da Silva Cabral Livea Cristina Rodrigues Bilheiro Laisa Stefani da Silva Neves Juliana Pereira Casemiro

Resumo




O presente artigo relata os processos pedagógicos de implantação da horta comunitária de Parada Angélica, no terceiro distrito de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto é fruto da parceria entre o curso de nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o curso de agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e os moradores da Comunidade. Tem por objetivo criar e capacitar um grupo de produção de hortaliças, visando geração alternativa de renda e promoção da segurança alimentar e nutricional. Como resultados obtidos, percebeu-se que a construção da horta comunitária se constitui num instrumento que, pelos aspectos agronômicos e nutricionais, podem contribuir com a valorização da agricultura urbana e da agroecologia, além de incentivar a organização local e promover o desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PINTO, Renata Bravin de Assis et al. A horta comunitária como instrumento pedagógico para a segurança alimentar e nutricional. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22366>. Acesso em: 20 july 2018.
Seção
Artigos