Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV

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Marcio Gomes da Silva Elida Lopes Miranda Fabricio Vassalli Zanelli

Resumo




Este texto tem como objetivo apresentar a experiência da Licenciatura em Educação do Campo-Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Viçosa (LICENA/UFV), como uma experiência de formação de educadores do campo fundamentada nos pressupostos da agroecologia. As análises trazem a relação entre a agroecologia como matriz formativa da educação do campo (destacando as formas de vinculação entre as metodologias e práticas desenvolvidas com enfoque agroecológico no curso) por meio da discussão da alternância educativa e os instrumentos pedagógicos utilizados e, por fim, as relações entre as práticas educativas da LICENA e as intervenções voltadas para a agroecologia nos territórios. Por meio da alternância educativa e os instrumentos pedagógicos utilizados no curso tem-se uma ampliação de ações educativas nos territórios nos quais os educandos estão inseridos.




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Como Citar
DA SILVA, Marcio Gomes; MIRANDA, Elida Lopes; ZANELLI, Fabricio Vassalli. Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22363>. Acesso em: 18 nov. 2018.
Seção
Artigos