A pesquisa e a extensão agroecológica como ferramenta de ensino em escolas rurais na Amazônia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Janaína Aguiar Therezinha de Jesus Pinto Fraxe Albejamere Pereira Castro Jozane Lima Santiago José Sebastião de Souza Lima Filho

Resumo




No Amazonas, as práticas agrícolas tradicionais têm sido, gradativamente, substituídas por técnicas modernas de produção que colocam em risco a manutenção da agrobiodiversidade, principalmente nas comunidades próximas aos centros urbanos. Através de projetos de pesquisa e extensão, o Núcleo de Socioeconomia da UFAM vem atuando em comunidades rurais, a fim de identificar e difundir as práticas agroecológicas locais e inovadoras, a partir do intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, pesquisadores e agricultores. Busca-se incentivar a produção sistentável e a organização social dos agricultores, através das redes de Agroecologia. As atividades iniciam com um Diagnóstico Rural Participativo e são desenvolvidas no contexto da pesquisa-ação. As trocas de saberes entre a comunidade acadêmica e agricultores, proporcionou, de forma contínua, a criação de estratégias de produção e comercialização mais condizentes com a realidade local, sempre pautadas nos princípios da agroecologia.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AGUIAR, Janaína et al. A pesquisa e a extensão agroecológica como ferramenta de ensino em escolas rurais na Amazônia. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22360>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos