Horta escolar como ferramenta metodológica para a agroecologia em comunidades rurais no Amazonas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Albejamere Pareira de Castro Jéssica Castro dos Santos Therezinha de Jesus Pinto Fraxe Marília Gabriela Gondim Rezende Jozane Lima Santiago

Resumo




A agroecologia, enquanto práxis ambiental, tem emergido com veemência na atualidade. Nesse sentido, este artigo apresenta as experiências voltadas à educação em agroecologia desenvolvidas pelo Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAGRO) em parceria com o Núcleo de Socioeconomia (NUSEC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo deste trabalho é demonstrar a experiência da horta escolar como ferramenta para a Educação em Agroecologia em comunidades rurais no estado do Amazonas. Para tal, foram utilizados diversos instrumentos metodológicos participativos, como oficina, unidade experimental participativa (UEP) e diagnóstico rápido participativo. Pode-se inferir, após a análise dos dados, que a horta escolar tem contribuído significativamente para a construção do conhecimento e dos saberes relativos à prática agroecológica, por meio da qual os estudantes têm exercitado a transdisciplinaridade, que é o âmago da agroecologia.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE CASTRO, Albejamere Pareira et al. Horta escolar como ferramenta metodológica para a agroecologia em comunidades rurais no Amazonas. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22352>. Acesso em: 19 nov. 2018.
Seção
Artigos