Alimentação como direito humano e educação: um estudo sobre o conceito de segurança alimentar e nutricional na UFRRJ
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Esta experiência teve por finalidade analisar o domínio do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) entre os discentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Questionários foram aplicados a diferentes cursos de graduação no ano de 2016, com objetivo de determinar a proficiência ao conceito, a exposição dos estudantes ao tema na instituição e a percepção de relevância do tema na formação. Identificamos conhecimentos incompletos, com uma marcante tendência de foco em aspectos sanitários e percepção de reduzida exposição ao tema na universidade, seja em disciplinas, projetos de extensão ou pesquisa. Constatamos que no espaço de educação formal investigado, o alimento tratado como direito humano cuja produção e consumo envolve sustentabilidade nas dimensões ecológica, econômica, social, cultural, política e ética, ainda não se estabeleceu como eixo de formação, ocorrendo predominantemente por outras formas de conhecimento e aprendizagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).