Agroecossistemas de referência com princípios agroecológicos: um olhar sobre o nordeste paraense

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Beatriz da Luz Cruz Ruth Helena Cristo Almeida Luis Mauro Santos Silva William Santos de Assis Anderson Luis Rocha Pedrini

Resumo




O presente estudo tem por objetivo mapear “experiências de referência” do ponto de vista agroecológico no nordeste paraense, objetivo este, diretamente ligado ao Núcleo de Estudos Agroecológicos AJURI, na sua estratégia de compreender e tornar público as unidades exitosas nessa construção. Para isso, buscou-se primeiramente consultar informantes-chave que representasse as instituições de pesquisa, prestadora de assistência técnica e movimentos sociais, para realizar um levantamento das unidades de referência e caracteriza-las preliminarmente. Foram sistematizadas as experiências, que segundo os critérios estabelecidos, considerada mais representativa, conforme alguns princípios basilares que a agroecologia, nos convida a integrar; na qual se identificam as dimensões sociais e ecológicas; sendo economicamente viáveis, somando os elementos da política; da ética e da cultura. Portanto, podemos refletir que a região apresenta unidades exitosas do ponto de vista dos princípios agroecológicos sob diferentes perspectivas.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CRUZ, Beatriz da Luz et al. Agroecossistemas de referência com princípios agroecológicos: um olhar sobre o nordeste paraense. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22347>. Acesso em: 23 sep. 2018.
Seção
Artigos