Jovens agricultores da Zona da Mata e Brejo Paraibano: fazendo educação e vivendo Agroecologia como ciência, prática e movimento
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo relata a experiência do curso “Juventude Rural: fortalecendo a inclusão produtiva na Zona da Mata e Brejo Paraibano” realizado com jovens camponeses, fruto da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e Movimentos Sociais ligados à Via Campesina. O objetivo do trabalho é compartilhar as experiências vivenciadas por jovens camponeses e camponesas envolvidos em processos de Educação Popular para o fortalecimento da agroecologia enquanto ciência, prática e movimento. As áreas de formação do curso foram voltadas para dimensões ecológicas, técnicas, socioculturais, econômicas e políticas, interligadas com o desenvolvimento rural sustentável e agroecologia. Destacou-se enquanto contribuição no fortalecimento de princípios e diretrizes gerais para a Educação em Agroecologia os enfoques na solidariedade, esperança, confiança e persistência.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).