Jovens agricultores da Zona da Mata e Brejo Paraibano: fazendo educação e vivendo Agroecologia como ciência, prática e movimento

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luana Fernandes Melo Luana Patrícia Costa Silva Tessy Priscila Pavan de Paula Rodrigues Alexandre Eduardo de Araújo

Resumo




Este artigo relata a experiência do curso “Juventude Rural: fortalecendo a inclusão produtiva na Zona da Mata e Brejo Paraibano” realizado com jovens camponeses, fruto da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e Movimentos Sociais ligados à Via Campesina. O objetivo do trabalho é compartilhar as experiências vivenciadas por jovens camponeses e camponesas envolvidos em processos de Educação Popular para o fortalecimento da agroecologia enquanto ciência, prática e movimento. As áreas de formação do curso foram voltadas para dimensões ecológicas, técnicas, socioculturais, econômicas e políticas, interligadas com o desenvolvimento rural sustentável e agroecologia. Destacou-se enquanto contribuição no fortalecimento de princípios e diretrizes gerais para a Educação em Agroecologia os enfoques na solidariedade, esperança, confiança e persistência.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MELO, Luana Fernandes et al. Jovens agricultores da Zona da Mata e Brejo Paraibano: fazendo educação e vivendo Agroecologia como ciência, prática e movimento. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22345>. Acesso em: 21 feb. 2018.
Seção
Artigos