Educação e Agroecologia: “Jogando limpo com os quintais”

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mikaely Reis Santos Camilo da Silva Cantanhede Paula Pereira Libório

Resumo




O texto relata a experiência do projeto pedagógico Jogando limpo com os quintais, uma das ações desenvolvidas pelo Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça com participação dos discentes, familiares e comunidade. O objetivo foi proporcionar a conexão do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas ambientais abordados no ensino formal com a Agroecologia. A intervenção foi a revitalização dos quintais e de uma praça do povoado, possibilitando outros usos dos espaços manejados. Os resultados obtidos foram: a retirada do lixo, o redesenho produtivo dos espaços e a percepção da abordagem agroecológica na educação. Foi possível perceber a transformação de uma realidade indesejada, a mobilização do interesse e envolvimento dos estudantes em todas as etapas. Conclui-se que a educação em Agroecologia tem o potencial de conferir novos significados à educação formal ao contextualizar o processo educativo na construção cotidiana do bem viver.




##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, Mikaely Reis; CANTANHEDE, Camilo da Silva; LIBÓRIO, Paula Pereira. Educação e Agroecologia: “Jogando limpo com os quintais”. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22343>. Acesso em: 20 july 2018.
Seção
Artigos